14.7.09

Queijo Terrincho

Como entrada, sobremesa ou merenda no pão e acompanhado de um bom vinho tinto.
Queijo Terrincho
Desde há muito que se considera que as ovelhas da raça Churra da Terra Quente são excelentes produtoras de leite, dando origem a um queijo muito apreciado em todo o país e conhecido como Terrincho.

Esta raça expandiu-se a partir do século XIX e hoje constitui 98% do efectivo ovino no Vale do Douro Superior. A alimentação natural destas ovelhas, em condições ecológicas particulares e associado a um maneio tradicional, define e mantém a especialidade do leite e queijos produzidos na região.

O Terrincho é um queijo curado, de pasta semi-mole, branca e uniforme, ligeiramente untuosa, obtido por esgotamento lento da coalhada, após a coagulação do leite cru e puro, por acção de coalho animal.
A maturação é feita por um período mínimo de 30 dias, que se pode estender até um mínimo de 90, obtendo-se assim a variante "Velho".
Ambos têm a forma de cilindro baixo, regular, com algum abaulamento lateral nas faces, sem bordos definidos e diâmetro a oscilar entre os 13 e os 20 centímetros. O peso varia entre 600 e 1200 gramas.
O Queijo Terrincho possui um sabor suave, limpo e muito característico, sendo mais forte na variedade "Velho".

A área geográfica de produção abrange os concelhos de Mogadouro, Alfândega da Fé, Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta, Mirandela, Vila Flor, Carrazeda de Ansiães, Vila Nova de Foz Côa, e algumas freguesias dos concelhos de Macedo de Cavaleiros, São João da Pesqueira, Valpaços, Meda e Figueira de Castelo Rodrigo.

Um comentário:

  1. ...só para dizer que os queijos que vos comprei , para oferecer em jeito de prenda de casamento, foram um enorme sucesso... e que, pessoalmente, adorei a loja e o tratamento... espero que continue tudo a correr bem e não se esqueçam de lembrar a senhora dos rebuçados parecidos com ovos moles...obrigada

    ResponderExcluir